sexta-feira, 10 de julho de 2015



OS AVANÇOS DA TECNOLOGIA  NO DIA A DIA E NA EDUCAÇAO

Em uma época com tanta evolução tecnológica em nosso dia-a-dia, nos trazendo tantos benefícios, facilidades e aumentando nosso nível de capacidade intelectual, por que não usarmos essas tecnologias como fontes de ensino na área da educação, para enriquecer métodos de aprendizagem de uma forma rica em materiais e recursos em nosso próprio benefício.
Podemos perceber a melhoria de todos os setores onde foram inseridos os recursos tecnológicos. O trabalho ficou mais fácil, os resultados e respostas demoram muito menos tempo para serem divulgados. Enfim, a tecnologia trouxe muitos benefícios para nós, seres humanos, que hoje não saberíamos mais o que fazer se alguns desses recursos acabassem.
Hoje em dia no Brasil, o uso da informática na educação é uma realidade que não pode ser deixada de lado. O número de escolas vem aumentando cada vez mais, tanto no ensino fundamental e médio, quanto nas redes públicas e particulares, e vem incluindo em seus recursos e currículos atividades relacionadas à informática.
O computador com acesso à internet já é uma realidade para a maioria dos brasileiros. A cada dia que passa, a tecnologia está mais barata e mais acessível à população de classes menos privilegiadas, além disso, o governo implantou alguns programas para inserir estes recursos nas escolas públicas, o que chamamos de inclusão digital.
Todos nós sabemos que a situação em que vivemos atualmente nos dá acesso a muitos recursos, mas o que não percebemos é que eles estão sendo excluídos por muitos professores. Essa situação é triste, pois imagine só como as aulas seriam muito mais produtivas se os alunos pudessem visualizar tudo o que lhes é ensinado como, por exemplo, nas aulas de história, eles poderiam ter acesso a vários museus eletrônicos, como o museu do Louvre, em Paris, fazendo com que seu interesse aumente e continue pesquisando mesmo quando está fora da sala de aula.
Na maioria das vezes, a culpa é dos educadores que ficam esperando que alguém lhes ofereça um curso de capacitação quando, na verdade, são eles que têm que correr para estarem sempre atualizados. Além disso, temos aqueles professores tradicionais que não conseguem enxergar outra forma de ensinar a não ser aquela com que eles aprenderam.

“As tecnologias e seus produtos não são bons e maus em si mesmos, os problemas, na maioria das vezes, não estão na televisão, no computador, na internet, ou em qualquer outro tipo, e sim nos processos humanos que podem utilizá-los e empregá-los para a manipulação e emancipação humana”. (SOUZA, Lucia. 2007).


PEREIRA, Anne. ALVES, Daniele. Tecnologias na Educação. 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário